INTRODUÇÃO

A CERCIMAC é uma cooperativa de Solidariedade Social que, desde a sua fundação em 2004, promove a valorização e inclusão social das pessoas com deficiência, através de medidas específicas de intervenção, em articulação com serviços públicos e privados, numa postura de cooperação, abertura e complementaridade.

Assume como princípios a qualidade da intervenção, o desenvolvimento comunitário, o trabalho em parceria e a inclusão social, em que o sucesso da intervenção é medido pelo alargamento de serviços prestados pela instituição nos últimos anos, bem como pela melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento dos nossos utentes.

A CERCIMAC centra a sua capacidade de intervenção nos domínios da Intervenção Precoce, Actividades Ocupacionais e Socialmente úteis, Atividades de Tempos Livres e Lar Residencial

Depois de ultrapassado o desafio da construção do Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacionais, cujo início de funcionamento se deu em 2014/2015, traçam-se agora novas metas visando a melhoria contínua dos serviços prestados.

 

PRINCÍPIOS DE AÇÃO DA CERCIMAC

 

MISSÃO

Dar resposta de qualidade às necessidades de crianças com deficiência ou risco de atraso grave de desenvolvimento, jovens e/ou adultos com deficiência, promovendo a melhoria da qualidade de vida dos seus Utentes e de suas famílias, através de metodologias de prevenção, estimulação, reabilitação e integração social.

VISÃO

A CERCIMAC pretende ser uma organização inovadora na forma de funcionamento, transmitindo, credibilidade, qualidade na prestação de serviços e respeito pelos direitos e deveres das pessoas com deficiência e suas famílias. Pretende dar continuidade à criação de respostas, ajustadas às necessidades dos atuais e futuros Utentes e continuar a contribuir para a construção de uma sociedade mais aberta e inclusiva.

VALORES

  • Respeito – Atuar com respeito pela privacidade, individualidade, dignidade, promovendo a auto estima e valorização pessoal, agindo de forma responsável e transparente com utentes/ parceiros/ colaboradores/ famílias e com a sociedade em geral.
  • Ética – Atuar de acordo com os princípios éticos nas suas relações internas, com os uetntes/ famílias e com a comunidade, ajudando a consolidar a imagem institucional em termos credibilidade, responsabilidade e qualidade na prestação de serviços.
  • Inclusão – Envolver a família, a comunidade, os parceiros, no processo de inclusão/ integração, promovendo o máximo potencial de cada pessoa.
  • Não discriminação – Promover a igualdade de oportunidades e respeitar os direitos fundamentais.
  • Inovação – Melhorar continuamente os processos operacionais, adoptando metodologias inovadoras e ajustadas às necessidades.
  • Valorização – Valorizar e motivar os recursos humanos através de formação contínua, fomentando novas competências.

 

POLÍTICA DE QUALIDADE

A obtenção da Qualidade (Total) nas atividades desenvolvidas e nos serviços prestados aos utentes da CERCIMAC é um compromisso assumido e partilhado pela Direção e por todos os colaboradores da Instituição, mediante a aplicação dos princípios da ética, responsabilidade social e os conceitos de trabalho em equipa.

Neste sentido, a nossa Política da Qualidade traduz-se nos seguintes fatores chave:

  • Garantir a satisfação das necessidades e expectativas do utente;
  • Assegurar o crescimento pessoal e social de indivíduos e grupos, enquadrados nas suas necessidades e nas da comunidade;
  • Cumprimento dos Requisitos Legais, Estatutários e Regulamentares;
  • Atuar em parceria com entidades públicas e privadas, para assegurar uma continuidade de serviços e alcançar resultados cada vez mais eficazes;
  • Motivação, satisfação e qualificação dos colaboradores.