INTRODUÇÃO
A CERCIMAC é uma cooperativa de Solidariedade Social que, desde a sua fundação em 2004, promove a valorização e inclusão social das pessoas com deficiência, através de medidas específicas de intervenção, em articulação com serviços públicos e privados, numa postura de cooperação, abertura e complementaridade.
Assume como princípios a qualidade da intervenção, o desenvolvimento comunitário, o trabalho em parceria e a inclusão social, em que o sucesso da intervenção é medido pelo alargamento de serviços prestados pela instituição nos últimos anos, bem como pela melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento dos nossos utentes.
A CERCIMAC centra a sua capacidade de intervenção nos domínios da Intervenção Precoce, Actividades Ocupacionais e Socialmente úteis, Atividades de Tempos Livres e Lar Residencial
Depois de ultrapassado o desafio da construção do Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacionais, cujo início de funcionamento se deu em 2014/2015, traçam-se agora novas metas visando a melhoria contínua dos serviços prestados.
PRINCÍPIOS DE AÇÃO DA CERCIMAC
MISSÃO
Dar resposta de qualidade às necessidades de crianças com deficiência ou risco de atraso grave de desenvolvimento, jovens e/ou adultos com deficiência, promovendo a melhoria da qualidade de vida dos seus Utentes e de suas famílias, através de metodologias de prevenção, estimulação, reabilitação e integração social.
VISÃO
A CERCIMAC pretende ser uma organização inovadora na forma de funcionamento, transmitindo, credibilidade, qualidade na prestação de serviços e respeito pelos direitos e deveres das pessoas com deficiência e suas famílias. Pretende dar continuidade à criação de respostas, ajustadas às necessidades dos atuais e futuros Utentes e continuar a contribuir para a construção de uma sociedade mais aberta e inclusiva.
VALORES
- Respeito – Atuar com respeito pela privacidade, individualidade, dignidade, promovendo a auto estima e valorização pessoal, agindo de forma responsável e transparente com utentes/ parceiros/ colaboradores/ famílias e com a sociedade em geral.
- Ética – Atuar de acordo com os princípios éticos nas suas relações internas, com os uetntes/ famílias e com a comunidade, ajudando a consolidar a imagem institucional em termos credibilidade, responsabilidade e qualidade na prestação de serviços.
- Inclusão – Envolver a família, a comunidade, os parceiros, no processo de inclusão/ integração, promovendo o máximo potencial de cada pessoa.
- Não discriminação – Promover a igualdade de oportunidades e respeitar os direitos fundamentais.
- Inovação – Melhorar continuamente os processos operacionais, adoptando metodologias inovadoras e ajustadas às necessidades.
- Valorização – Valorizar e motivar os recursos humanos através de formação contínua, fomentando novas competências.
POLÍTICA DE QUALIDADE
A obtenção da Qualidade (Total) nas atividades desenvolvidas e nos serviços prestados aos utentes da CERCIMAC é um compromisso assumido e partilhado pela Direção e por todos os colaboradores da Instituição, mediante a aplicação dos princípios da ética, responsabilidade social e os conceitos de trabalho em equipa.
Neste sentido, a nossa Política da Qualidade traduz-se nos seguintes fatores chave:
- Garantir a satisfação das necessidades e expectativas do utente;
- Assegurar o crescimento pessoal e social de indivíduos e grupos, enquadrados nas suas necessidades e nas da comunidade;
- Cumprimento dos Requisitos Legais, Estatutários e Regulamentares;
- Atuar em parceria com entidades públicas e privadas, para assegurar uma continuidade de serviços e alcançar resultados cada vez mais eficazes;
- Motivação, satisfação e qualificação dos colaboradores.